sexta-feira, 18 de julho de 2014

Realização da SuperAção 2014

No dia 7 de Junho foi realizada a culminância da Metodologia SuperAção na Escola, que funciona como uma competição solidária ao mobilizar a escola e pessoas da comunidade para a realização de melhorias na infraestrutura, além de sensibilizar para temas de interesse coletivo. 
 
O instrumento também estimula o protagonismo juvenil, na medida em que conta com a iniciativa dos estudantes, que são diretamente envolvidos no movimento de transformação de sua instituição de ensino. A SuperAção é promovida em edições anuais, durante o triênio de atividades do ProEMI/PJF. Os temas são alternados a cada período e obedecem à seguinte sequência: Melhoramento, Meio Ambiente e, no último ano do ciclo, Esportes e Cultura.

Na edição de 2014, a E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos trabalhou o tema "Melhoramento" e os participantes realizaram ações de preservação da escola (limpeza das salas de aula, coleta de lixo, pequenos reparos, consertos, pinturas, implantação da horta, plantio de mudas e revitalização do jardim) e organização de mutirões para arrecadação de doações (roupas usadas e alimentos) para a comunidade carente de Guanacés.

As turmas foram divididas em 7 equipes, lideradas pelos Agentes Jovens. Cada equipe contribuiu para a criação da horta de legumes, verduras, temperos, plantas medicinais.
Os ambientes da escola a serem limpos e decorados foram divididos previamente entre as equipes que iniciaram seus trabalhados já no início da semana.
A tarefa de decoração dos ambientes e pintura de painéis ou grafites no pátio próximo a cantina foi cumprida até a sexta-feira, dia 6 de junho.
No dia D da SuperAção houve desfile do Garoto e da Garota Copa, Prova Passa ou Repassa e Maratona da Superação.
 
Todas as atividades foram pontuadas, proporcionando uma competição solidária com prêmios simbólicos, conforme o ranking, aumentando o estímulo pelas tarefas bem-sucedidas.
A Equipe 3, representada pelas turmas do 3º Ano A e B, foi a vencedora. Os alunos terão um dia de lazer numa casa de praia na Caponga, acompanhados do corpo docente e Núcleo Gestor da escola. Parabéns pelo esforço e pela competição solidária!
A soma dessas iniciativas contribui para proporcionar um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos estudos e atraente para o jovem, aumentando seu interesse em permanecer na instituição, habilitando-se a concluir o ciclo médio, e participar da vida escolar, como propõe o ProEMI/PJF. O impacto positivo da ação se estende para professores e funcionários, melhorando o clima escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário