A EEFM Custódio da Silva Lemos, participou da II FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA, que aconteceu no dia 15 de outubro deste ano, em Horizonte – CE.
O evento tinha como um dos seus objetivos, estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do ensino fundamental e médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global, assim como promover ações solidárias entre os participantes do evento e entre estes e as comunidades escolar e extra escolar.
A Escola participou das 5 categorias existentes.
São elas:
1.Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Projeto: Custódio Lê, da Professora Morgana, cujo objetivo é o trabalho intensivo da leitura e escrita no Centro de Multimeios.
Alunos Participantes: José Cleiton Lima dos Santos e Mª Andreia Lima e Silva.
2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Projeto: Blogs – SPAECE – CSL, do Professor Edmar, cujo objetivo é a utilização da Internet para disseminação de itens relacionados ao SPAECE. Alunos participantes: Wanderson Queiroz da Silva e Gardênia de Paula Lemos.
3.Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Projeto: A Importância do Negro na formação da Cultura brasileira, da Professora Edileuda Uchôa, cujo objetivo é a conscientização e o reconhecimento da contribuição africana
Alunos Participantes: Janice da Silva Vieira e Gustavo Vieira de Paula.
4.Robôtica Educacional
Projeto: Robô Escovão, do Professor Berto Aquino. O robô tem uso doméstico e faz a limpeza no piso com suas escovas. Muito interessante.
Alunos Participantes: Abilio Oliveira do Nascimento e
Victor Hugo Lemos Lima.
5.Ciências Ambientais.
Projeto: DECID + 10 – Debates sobre clima e os impactos da desertificação, do Professor Clodoaldo Uchôa, foi o grande vencedor da categoria. Os alunos João Eudes Silvestre da Silva e Raniele Cavalcante dos Santos apresentaram o trabalho com presteza.
Os alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram de uma pequena pesquisa teórica sobre o Tema na ICID + 18 (Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões semi-áridas, realizada
O objetivo principal do Projeto é a fomentação da educação ambiental e a sensibilização dos alunos para se tornarem multiplicadores ambientais, uma vez que em nosso município, há áreas como Pitombeiras e Cristais que estão caminhando para esse processo de desertificação.
Os debates na escola tem alertado não só professores e alunos, mas toda a comunidade desse problema de ordem mundial.
Parabéns Professor Clodoaldo Uchôa e alunos por essa iniciativa.