terça-feira, 29 de julho de 2014

Edital Nº 003/2014 - Seleção de Monitores


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 9ª CREDE - Horizonte

E.E.F.M. CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS
INEP: 23060298
custodiolemos@escola.ce.gov.br

EDITAL Nº 003/2014 – PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ATUAÇÃO EM ATIVIDADES DE MONITORIA

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Custódio da Silva Lemos, situada à Rua Isaac Benício, S/N, no distrito de Guanacés, em Cascavel-CE, torna pública a abertura das inscrições para Processo Seletivo de Monitores para atuarem junto à escola, durante o ano letivo de 2014, nas atividades de ampliação curricular do Ensino Médio, integrantes da Metodologia Monitoria, do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro.

1. DO PROEMI/JF
O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar  substancialmente seu desempenho.
As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados. O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e concluam o Ensino Médio com qualidade.

2. MONITORIA – METODOLOGIA DO PJF
Embora adote o formato convencional de escolher representantes, entre os alunos, para dar suporte a múltiplas atividades da escola, o sistema de Monitoria criado na esfera do ProEMI/PJF tem como diferencial a atenção dada a estudantes de Ensino Médio com diferentes níveis de desempenho e potenciais cognitivos.
A metodologia do programa não é direcionada especificamente para os melhores alunos, mas para aqueles que podem tirar melhor proveito dessa oportunidade, ganhando um estímulo a mais para continuar os estudos e melhorar o aprendizado. Esse grupo pode incluir jovens que tenham perfil de liderança ou que possuam habilidades relacionadas à arte, cultura ou esportes.
Além de favorecer o protagonismo juvenil, desenvolvendo competências, habilidades e a postura ética, a Monitoria também auxilia na inserção do jovem no contexto profissional, uma vez que promove o sentido de organização e de responsabilidade, aumentando a autoestima e valorizando o monitor perante seus colegas e a equipe pedagógica.
Na prática, a metodologia contribui para um ambiente de aprendizagem colaborativa, estimulando o envolvimento dos estudantes com a instituição de ensino e a comunidade escolar.
O sistema estimula a cultura dos estudos fora da sala de aula, potencializando o desempenho escolar e os índices de frequência dos participantes, com impacto na redução do abandono e da evasão.

3. DAS VAGAS OFERTADAS
Monitoria/
Disciplina
Carga horária semanal
Duração
Quantidade de tutores
Artes
8h (4h orientação do grupo + 4h planejamento)
3 meses
01
Língua Portuguesa
8h (4h orientação do grupo + 4h planejamento)
3 meses
02
Matemática
8h (4h orientação do grupo + 4h planejamento)
3 meses
02
TOTAL
05

4. DOS REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO
4.1. Ser aluno regularmente matriculado na E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos no ano de 2014.
4.2. Estar frequentando as aulas.
4.3. Ter disponibilidade para dedicação de 08 (oito) horas semanais.
4.4. Ter média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Artes, nos 1º e 2º bimestres de 2014.

5. DO PERFIL DESEJÁVEL DO MONITOR
5.1. Ter interesse, compromisso e domínio de conteúdo.
5.2. Capacidade de liderança, de mobilização e de comunicação.
5.3. Ser criativo e ter habilidades para desenvolver trabalhos manuais e artísticos, no caso das inscrições para a disciplina de Artes.

6. DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR NO PROJETO
6.1. Propor e planejar semanalmente as atividades a serem trabalhadas, juntamente com o Coordenador do Projeto, Professores Coordenadores de Áreas e professores das disciplinas envolvidas;
6.2. Montar um roteiro de tarefas a serem resolvidas com os grupos de estudo;
6.3. Desenvolver encontros de monitoria na disciplina designada junto ao grupo de alunos, motivando, incentivando e orientando as atividades propostas;
6.4. Despertar o interesse dos alunos para os encontros de monitoria, mantendo um bom índice de frequência;
6.5. Promover a orientação sistemática dos alunos, monitorando a frequência e o aprendizado;
6.6. Registrar fatos positivos ou negativos envolvendo o grupo;
6.7. Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, além de entregar os relatórios ao orientador nas datas estabelecidas.
6.8. Repassar semanalmente a lista de presença dos alunos nos grupos de monitoria para o Coordenador do Projeto na escola;

7. DA CARGA HORÁRIA E DA REMUNERAÇÃO MENSAL
7.1. A carga horária de trabalho do professor contratado por tempo determinado será de 08 (oito) horas semanais, distribuídas de acordo com as necessidades da escola em um período de 03 (três) meses (agosto, setembro e outubro).
7.2. O valor da bolsa mensal será de R$ 100,00 (trezentos reais), definida conforme Portaria Nº 0721 de 27 de agosto de 2012, Gabinete da Secretaria de Educação do Estado, que resolve autorizar às unidades escolares da rede estadual de ensino integrantes do Programa Ensino Médio Inovador a conceder bolsas de tutoria e monitoria, em cumprimento ao estabelecido no § 1º do Art. 3º, da Lei Nº 15.190, de 19 de julho de 2012, publicada no D.O.E. de 24 de julho de 2012.

8. DAS INSCRIÇÕES
8.1. Os interessados deverão realizar suas inscrições para o Processo Seletivo na secretaria da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, sob a coordenação do Trio Gestor do Projeto Jovem de Futuro, nos dias 29, 30 e 31 de Julho de 2014, nos horários de 7:30h às 11:00h, das 13:30h às 17:00 horas e 19:00h às 21:00 horas, e deverá no momento da inscrição, optar para qual tipo de monitoria estar se inscrevendo.
8.2. No ato da inscrição, o candidato deverá entregar fotocópia do Boletim Escolar.

9. DA SELEÇÃO
9.1. O processo de seleção do candidato à modalidade de bolsista do PROEMI/JF será coordenado pelo Trio Gestor e professores das disciplinas envolvidas.
9.2. A Seleção constará da Análise do Boletim Escolar e de Entrevista Individual, as quais serão realizadas por uma Comissão composta por 01 representante do Núcleo Gestor da Escola e 01 professor das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (01 de cada componente curricular por área específica – Professor de Língua Portuguesa na Seleção de Língua Portuguesa e de Artes, Professor de Matemática na Seleção de Matemática).
9.3. A Seleção será composta de uma única etapa classificatória com pontuação máxima de 100 pontos, dividida da seguinte forma:
·         Análise do Boletim Escolar, à qual será atribuída a pontuação máxima de 50 (cinquenta) pontos.
·         Entrevista Individual, a ser realizada nos dias de Maio de 2014, valendo a nota máxima de 50 pontos.
9.4. A análise do Boletim Escolar dar-se-á da seguinte forma:
a) Ter média igual a 7,0 (sete) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Artes: 0 a 25 pontos.
b) Ter média superior a 7,0 (sete) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Artes: 26 a 50 pontos.
9.5. No que diz respeito à entrevista, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:
a) Domínio do conteúdo da disciplina a qual se propõe monitorar: 0 a 10 pontos.
b) Perfil proativo, tendo condições de se reconhecer e atuar como agente de transformação social com grupos de estudos: 0 a 10 pontos.
c) Liderança e capacidade de mobilização: 0 a 10 pontos.
d) Comunicabilidade: 0 a 10 pontos.
e) Bom relacionamento interpessoal e facilidade para trabalhar de forma solitária, cooperativa e interativa: 0 a 10 pontos.
9.6. A nota final dos candidatos será obtida através da soma da nota da análise do Boletim Escolar com os pontos obtidos na Entrevista.
9.7. Considerar-se-á classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.

10. DAS ETAPAS DA SELEÇÃO
DIA
ETAPA
29, 30 e 31 de Julho de 2014
Coleta das inscrições e documentações exigidas.
1º de Agosto de 2014
Entrevista e análise do currículo dos candidatos a monitoria de Língua Portuguesa e Artes.
03 de Agosto de 2014
Entrevista e análise do currículo dos candidatos a monitoria de Matemática.
07 de Agosto de 2014
Divulgação do resultado pela Comissão.

11. DO RESULTADO FINAL DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
11.1. A classificação final dos candidatos será feita por disciplina, em ordem decrescente da nota final, divulgada através de comunicado a ser afixado na sede da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, no dia 04 de Agosto de 2014.
11.2. Se ocorrer empate na nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato:
a) Com maior número de pontos na avaliação do "Boletim Escolar”;
b) Com maior número de pontos na entrevista.
c) Com maior idade.

12. DA EXCLUSÃO DO CANDIDATO
Será excluído da Seleção o candidato que:
a) Desrespeitar membro da Comissão Executora e/ou Coordenadora da Seleção;
b) Descumprir quaisquer das instruções contidas no Edital;
c) Faltar ou chegar atrasado para a entrevista;
d) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

13. DA CONTRATAÇÃO
13.1. Os candidatos classificados em primeiro e segundo lugares em cada disciplina (Língua Portuguesa e Matemática) serão admitidos para uma jornada de 08 (oito) horas semanais.
13.2. A seleção de que trata este edital tem validade apenas para o ano letivo de 2014.
13.3. A contratação para a Monitoria de Língua Portuguesa, Matemática e Artes terá a duração de 03 (três) meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
13.4. O horário das atividades será distribuído nos turnos manhã, tarde e noite.
13.5. A contratação dar-se-á mediante Termo de Contrato assinado entre as partes (contratante e contratado), a critério da Administração Pública, e obedecerá à ordem de classificação dos candidatos aprovados.
13.6. No ato da contratação o candidato deverá entregar fotocópia dos seguintes documentos:
- Documento de Identidade (frente e verso), no mesmo lado da cópia;
- CPF;
- 2 fotos 3x4;
- Comprovante de residência.
13.7. O horário das atividades será distribuído nos turnos manhã, tarde e noite.
13.8. Declaração, assinada, de que tem disponibilidade para atuar como monitor nos horários e turnos definidos pela escola.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1. O candidato deve ter ciência de que a bolsa oferecida não se caracteriza como um vínculo empregatício, não fazendo jus a benefícios, férias e outras obrigações de outros regimes de contratação;
14.2. O candidato não deve ter pendência jurídico-financeira para abertura de conta pessoal no Banco Bradesco;
14.3. O não cumprimento por parte do candidato das exigências contidas nesse edital implicará na desclassificação do mesmo. A falsidade documental implicará na eliminação do candidato desta seleção pública.
14.4. O resultado da seleção do presente Edital será publicado nos murais da escola e disponibilizado na Secretaria da Escola.
14.5. Os casos omissos e duvidosos referentes ao processo de Seleção serão resolvidos pela comissão responsável pela seleção.

Guanacés, 28 de Julho de 2014.



ANEXO I

EDITAL Nº 003/2014 – PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO

CONTRATAÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO MONITORIA – PROEMI/JF


FICHA DE INSCRIÇÃO Nº. ________

DADOS PESSOAIS
NOME:_____________________________________________________________________________
DATA_____/____/_____
NASC.______/______/_________
SEXO_______________
ENDEREÇO:________________________________________________________________________
BAIRRO_________________
CIDADE:___________________ESTADO:______________
CEP____________________
TELEFONE RES.___________________ CELULAR:_____________________
EMAIL______________________________
RG______________ORG.EXP.___________
CPF__________________________
PIS/PASEP:________________________________
TITITULO DE ELEITOR_________________ SEÇÃO________ ZONA______
CERT. DE RESERVISTA______________________________

DADOS SOBRE FORMAÇÃO ESCOLAR
OPÇÃO DO CANDIDATO:
DISCIPLINA:
(  ) LÍNGUA PORTUGUESA.
(  ) MATEMÁTICA.
(  ) ARTES.



Eu, __________________________________ estou ciente e aceito que, caso aprovado(a), entregarei os documentos comprobatórios exigidos para exercer a função de monitor(a), por ocasião da contratação, em conformidade com as exigências expressas no item 13.6 do edital.



 Cascavel-CE, ____de Julho de 2014.


 _________________________________________________

 Assinatura do candidato(a)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Edital Nº 002/2014 para Seleção de Tutores


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 9ª CREDE - Horizonte

E.E.F.M. CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS
INEP: 23060298
custodiolemos@escola.ce.gov.br

EDITAL Nº 002/2014 – PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO

SELEÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS PARA ATUAÇÃO EM ATIVIDADES DE TUTORIA

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Custódio da Silva Lemos, situada à Rua Isaac Benício, S/N, no distrito de Guanacés, em Cascavel-CE, torna público que estão abertas inscrições para Processo Seletivo de Tutores para atuarem junto à escola, durante o ano letivo de 2014, nas atividades de ampliação curricular do Ensino Médio, integrantes da Metodologia Entre Jovens, do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro.

1. DO PROEMI/JF
O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar  substancialmente seu desempenho.
As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados. O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e concluam o Ensino Médio com qualidade.

2. ENTRE JOVENS – METODOLOGIA DO PJF
Estruturada em um programa de tutoria, a metodologia Entre Jovens foi concebida para assegurar atendimento educacional complementar a alunos que ingressam no Ensino Médio com dificuldades específicas em Língua Portuguesa e Matemática. Sendo assim, visa contribuir para melhorar o desempenho no ciclo e busca aumentar os índices de conclusão do curso, diminuindo o abandono e, consequentemente, a evasão escolar. A metodologia é viabilizada pela participação de universitários de cursos de Licenciatura em Letras e Matemática, que são capacitados para atuar como tutores dos alunos, auxiliando-os a recuperar conteúdos considerados elementares para a continuidade do Ensino Médio.

3. QUADRO DE VAGAS
Tutoria/
Disciplina
Carga horária semanal
Duração
Quantidade de tutores
Língua Portuguesa
12h (8h regência de sala + 4h planejamento)
3 meses
01
Matemática
12h (8h regência de sala + 4h planejamento)
3 meses
01
TOTAL
02

4. DOS REQUISITOS
4.1. Ser aluno regularmente matriculado em instituições de Ensino Superior, dos cursos de Bacharelado/Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa ou Bacharelado/Licenciatura em Matemática ou de áreas afins.
4.2. Estar cursando a partir do 3º período, Licenciatura/Bacharelado em Letras/Língua Portuguesa ou Licenciatura/Bacharelado em Matemática ou de áreas afins.
4.3. Disponibilidade, compromisso, criatividade, domínio de conteúdo, liderança e capacidade de mobilização e de comunicação.

5. DAS ATRIBUIÇÕES
5.1 Desenvolver aulas de tutoria na disciplina designada junto ao grupo de alunos, motivando, incentivando e orientando as atividades propostas na apostila de estudo;
5.2. Despertar o interesse dos alunos para as aulas de tutoria do Projeto Entre Jovens, mantendo um bom índice de frequência;
5.3. Promover a orientação sistemática dos alunos, monitorando a frequência e o aprendizado;
5.4. Repassar mensalmente a lista de presença dos alunos nas aulas de tutoria para o Coordenador do Projeto na escola;
5.5. Propor e planejar semanalmente as atividades a serem trabalhadas, juntamente com o Coordenador do Projeto, Professores Coordenadores de Áreas e professores das disciplinas envolvidas;
5.6. Participar de reuniões do Projeto Entre Jovens sempre que convocado;
5.7. Aplicar as atividades sugeridas pelo Projeto Entre Jovens.

6. DAS INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições para o Processo Seletivo ocorrerão na secretaria da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, sob a coordenação do Trio Gestor do Projeto Jovem de Futuro, nos dias 21, 22 e 23 de Julho de 2014, nos horários de 7:30h às 11:00h e das 13:30h às 17:00 horas.
6.2. No ato da inscrição, o candidato deverá estar cursando, no mínimo, o 3º semestre do curso e no máximo o último semestre para a disciplina que pretende lecionar e para a qual se inscreveu.
6.3. No ato da inscrição o candidato deverá entregar:
a) A ficha (requerimento de inscrição), constante do Anexo I deste Edital, devidamente preenchida, com todos os dados solicitados, sem emendas e/ou rasuras. As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, ficando a Administração Pública no direito de excluí-lo da seleção, caso comprove inveracidade nos dados fornecidos na ficha de inscrição ou o não preenchimento de informações requeridas na mesma.
b) Histórico Acadêmico atualizado do semestre em curso.
c) Fotocópias nítidas dos seguintes documentos:
- Documento de Identidade (frente e verso), no mesmo lado da cópia;
- CPF;
- Título de Eleitor e comprovante que está em dia com as obrigações eleitorais.
6.4. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, optar para qual tipo de tutoria estão se inscrevendo.
6.5. O candidato declarará, na ficha de inscrição que tem ciência e aceita que, caso aprovado, entregará os documentos comprobatórios exigidos para exercer a função de tutor, por ocasião da contratação, em conformidade com as exigências expressas no item 13.6.
6.6. Será permitida a inscrição por procuração específica para esse fim, mediante a entrega do respectivo instrumento de mandato particular, com firma reconhecida, acompanhado de cópia do documento de identidade do candidato e apresentação de identidade do procurador.
6.6.1 Deverá ser apresentado um instrumento de procuração para cada candidato, ficando o referido documento retido.
6.6.2. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador na ficha de requerimento de inscrição, arcando com as consequências advindas de eventuais erros, omissões e declarações inexatas ou inverídicas no preenchimento daquele documento.
6.7. Não serão recebidos documentos após o recebimento da inscrição.
6.8. No ato da inscrição, será entregue ao candidato o comprovante de requerimento de inscrição na Seleção, contendo o agendamento da data e o horário de sua entrevista.
6.9. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

7. DA CARGA HORÁRIA E DA REMUNERAÇÃO MENSAL
7.1. A carga horária de trabalho do professor contratado por tempo determinado será de 12 (doze) horas semanais, distribuídas de acordo com as necessidades da escola em um período de 03 (três) meses (agosto, setembro e outubro).
7.2. O valor da bolsa mensal será de R$ 300,00 (trezentos reais), definida conforme Portaria Nº 0721 de 27 de agosto de 2012, Gabinete da Secretaria de Educação do Estado, que resolve autorizar às unidades escolares da rede estadual de ensino integrantes do Programa Ensino Médio Inovador a conceder bolsas de tutoria e monitoria, em cumprimento ao estabelecido no § 1º do Art. 3º, da Lei Nº 15.190, de 19 de julho de 2012, publicada no D.O.E. de 24 de julho de 2012.

8. DA SELEÇÃO
8.1. O processo de seleção do candidato à modalidade de Bolsa do PROEMI/JF será coordenado pelo Trio Gestor e professores das disciplinas envolvidas.
8.2. A Seleção constará da Análise do Histórico Acadêmico e de Entrevista, as quais serão realizadas por uma Comissão composta por 01 representante do Núcleo Gestor da Escola, 01 representante do Grupo Gestor do PJF e 01 professor das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (01 de cada componente curricular por área específica – Professor de Língua Portuguesa na Seleção de Língua Portuguesa, Professor de Matemática na Seleção de Matemática).
8.3. A Seleção será composta de uma única etapa classificatória com pontuação máxima de 100 pontos, divida da seguinte forma:
·         Análise do Histórico Acadêmico, à qual será atribuída a pontuação máxima de 40 (quarenta) pontos.
·         Entrevista, a ser realizada nos dias 24 e 25 de Julho de 2014, valendo a nota máxima de 60 pontos.
8.4. A análise do Histórico Acadêmico dar-se-á da seguinte forma:
a) Cursando Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa ou Matemática em conformidade com a tutoria pleiteada: 0 a 40 pontos.
b) Cursando Bacharelado em Letras/Língua Portuguesa ou Bacharelado em Matemática em conformidade com a tutoria pleiteada: 0 a 30 pontos.
c) Cursando Áreas Afins: 0 a 20 pontos.
8.5. No que diz respeito à entrevista, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:
a) Domínio de estratégias e metodologias acerca do conteúdo da disciplina a qual se propõe trabalhar: 0 a 10 pontos.
b) Conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais, compreendendo as competências e habilidades exigidas no novo cenário educacional: 0 a 10 pontos;
c) Perfil proativo, tendo condições de se reconhecer e atuar como agente de transformação social com o grupo em que trabalha: 0 a 10 pontos.
d) Liderança e capacidade de mobilização: 0 a 10 anos.
e) Comunicabilidade: 0 a 10 pontos.
f) Bom relacionamento interpessoal e facilidade para trabalhar de forma solitária, cooperativa e interativa: 0 a 10 pontos.
8.6. A nota final dos candidatos será obtida através da soma da nota da análise do Histórico Acadêmico com os pontos obtidos na Entrevista.
8.7. Considerar-se-á classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos.

9. DAS ETAPAS DA SELEÇÃO
DIA
ETAPA
21, 22 e 23 de Julho de 2014
Coleta das inscrições e documentações exigidas.
24 de Maio de 2014
Entrevista e análise do currículo dos candidatos a tutoria de Língua Portuguesa.
25 de Maio de 2014
Entrevista e análise do currículo dos candidatos a tutoria de Matemática.
28 de Maio de 2014
Divulgação do resultado pela Comissão.

10. DO RESULTADO FINAL DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
10.1. A classificação final dos candidatos será feita por disciplina, em ordem decrescente da nota final, divulgada através de comunicado a ser afixado na sede da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, no dia 22 de Maio de 2014.
10.2. Se ocorrer empate na nota final, terá preferência, sucessivamente, o candidato:
a) Com maior número de pontos na avaliação do "Histórico Acadêmico”;
b) Com maior número de pontos na entrevista.
c) Com maior número de semestres cursados.
d) Com maior idade.

11. DA CONTRATAÇÃO
11.1. Os candidatos classificados em primeiro e segundo lugares em cada disciplina (Língua Portuguesa e Matemática) serão admitidos para uma jornada de 12 (doze) horas semanais.
11.2. A seleção de que trata este edital tem validade apenas para o ano letivo de 2014.
11.3. A contratação para a tutoria de Língua Portuguesa e de Matemática terá a duração de 03 (três) meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
11.4. O horário das atividades será distribuído nos turnos manhã, tarde e noite.
11.5. A contratação dar-se-á mediante Termo de Contrato assinado entre as partes (contratante e contratado), a critério da Administração Pública, e obedecerá à ordem de classificação dos candidatos aprovados.
11.6. No ato da contratação o candidato deverá entregar fotocópia dos seguintes documentos:
- Documento de Identidade (frente e verso), no mesmo lado da cópia;
- CPF;
- Título de Eleitor e comprovante que está em dia com as obrigações eleitorais;
- Pis/Pasep;
- 2 fotos 3x4;
- Comprovante de residência.
11.7. O horário das atividades será distribuído nos turnos manhã, tarde e noite.
11.8. Declaração, assinada, de que tem disponibilidade para atuar como tutor nos horários e turnos definidos pela escola.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1. O candidato deve ter ciência de que a bolsa oferecida não se caracteriza como um vínculo empregatício, não fazendo jus a benefícios, férias e outras obrigações de outros regimes de contratação;
12.2. O candidato não deve ter pendência jurídico-financeira para abertura de conta pessoal no Banco Bradesco;
12.3. O não cumprimento por parte do candidato das exigências contidas nesse edital implicará na desclassificação do mesmo. A falsidade documental implicará na eliminação do candidato desta seleção pública.
12.4. O resultado da seleção do presente Edital será publicado nos murais da escola e disponibilizado na Secretaria da Escola.
12.5. Os casos omissos e duvidosos referentes ao processo de Seleção serão resolvidos pela comissão responsável pela seleção.

Guanacés, 18 de Julho de 2014.

ANEXO I

EDITAL Nº 002/2014 – PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO

CONTRATAÇÃO DE TUTORES PARA O PROJETO ENTRE JOVENS – PROEMI/JF


FICHA DE INSCRIÇÃO Nº. ________

DADOS PESSOAIS
NOME:______________________________________________
DATA_____/____/_____
NASC.______/______/_________
SEXO_______________
ENDEREÇO:_____________________________________
BAIRRO_________________
CIDADE:___________________ESTADO:______________
CEP____________________
TELEFONE RES.___________________ CELULAR:_____________________
EMAIL______________________________
RG______________ORG.EXP.___________
CPF__________________________
PIS/PASEP:________________________________
TÍTULO DE ELEITOR_________________ SEÇÃO________ ZONA______
CERT. DE RESERVISTA______________________________

DADOS SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
NOME DO CURSO:______________________________________________
SEMESTRE _________________________
OPÇÃO DO CANDIDATO:
DISCIPLINA:
(  ) LÍNGUA PORTUGUESA.
(  ) MATEMÁTICA.



Eu, __________________________________ estou ciente e aceito que, caso aprovado(a), entregarei os documentos comprobatórios exigidos para exercer a função de tutor(a), por ocasião da contratação, em conformidade com as exigências expressas no item 11.6 do edital.



 Cascavel-CE, ____de Julho de 2014.


 _________________________________________________
 Assinatura do candidato(a)

Nossa escola realiza bazar beneficente

No dia 11 de Junho, a EEFM Custódio da Silva Lemos abriu as portas para a entrega de alimentos e roupas que foram arrecadados durante a gincana do SuperAção do dia 07 de Junho, uma das ações do Programa Jovem de Futuro, cuja temática foi Melhoramentos.

Neste dia compareceram a escola várias pessoas carentes da comunidade de Guanacés, que foram convidadas pelos alunos, para o bazar beneficente realizado na quadra poliesportiva.
Na ação foram arrecadados 1.148 Kg de alimentos e 997 Kg de roupas. O SuperAção não melhorou só a estrutura física da escola, mas também, ajudou muitas famílias que estavam passando por dificuldades. A solidariedade e o amor ao próximo ficarão marcados na história de nossa escola.

Realização da SuperAção 2014

No dia 7 de Junho foi realizada a culminância da Metodologia SuperAção na Escola, que funciona como uma competição solidária ao mobilizar a escola e pessoas da comunidade para a realização de melhorias na infraestrutura, além de sensibilizar para temas de interesse coletivo. 
 
O instrumento também estimula o protagonismo juvenil, na medida em que conta com a iniciativa dos estudantes, que são diretamente envolvidos no movimento de transformação de sua instituição de ensino. A SuperAção é promovida em edições anuais, durante o triênio de atividades do ProEMI/PJF. Os temas são alternados a cada período e obedecem à seguinte sequência: Melhoramento, Meio Ambiente e, no último ano do ciclo, Esportes e Cultura.

Na edição de 2014, a E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos trabalhou o tema "Melhoramento" e os participantes realizaram ações de preservação da escola (limpeza das salas de aula, coleta de lixo, pequenos reparos, consertos, pinturas, implantação da horta, plantio de mudas e revitalização do jardim) e organização de mutirões para arrecadação de doações (roupas usadas e alimentos) para a comunidade carente de Guanacés.

As turmas foram divididas em 7 equipes, lideradas pelos Agentes Jovens. Cada equipe contribuiu para a criação da horta de legumes, verduras, temperos, plantas medicinais.
Os ambientes da escola a serem limpos e decorados foram divididos previamente entre as equipes que iniciaram seus trabalhados já no início da semana.
A tarefa de decoração dos ambientes e pintura de painéis ou grafites no pátio próximo a cantina foi cumprida até a sexta-feira, dia 6 de junho.
No dia D da SuperAção houve desfile do Garoto e da Garota Copa, Prova Passa ou Repassa e Maratona da Superação.
 
Todas as atividades foram pontuadas, proporcionando uma competição solidária com prêmios simbólicos, conforme o ranking, aumentando o estímulo pelas tarefas bem-sucedidas.
A Equipe 3, representada pelas turmas do 3º Ano A e B, foi a vencedora. Os alunos terão um dia de lazer numa casa de praia na Caponga, acompanhados do corpo docente e Núcleo Gestor da escola. Parabéns pelo esforço e pela competição solidária!
A soma dessas iniciativas contribui para proporcionar um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos estudos e atraente para o jovem, aumentando seu interesse em permanecer na instituição, habilitando-se a concluir o ciclo médio, e participar da vida escolar, como propõe o ProEMI/PJF. O impacto positivo da ação se estende para professores e funcionários, melhorando o clima escolar.