sábado, 18 de junho de 2011

FORMAÇÃO DO COMITÊ DE COMBATE A DENGUE

O Projeto de Combate a Dengue na E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos teve início com a ação de formação do Comitê Escolar de Combate a Dengue no dia 30 de Junho através da mobilização de monitores de Biologia e alunos que participam dos grupos de estudos formados por ocasião do Projeto de Monitoria que acontecem rotineiramente nas segundas-feiras no contraturno.

O comitê é formada por treze alunos e mobilizou-se para confeccionar cartazes, bem como para espalhá-los nos pontos comerciais de Guanacés, além de conscientizar moradores e registrar áreas de criadouros do mosquito
Aedes aegypti nas proximidades da escola.

Atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública, sendo conhecida em nosso país desde os tempos de colônia. De origem africana, o Aedes aegypti chegou ao Brasil nos navios negreiros após longas viagens de seus ovos dentro dos recipientes de água das embarcações. O primeiro caso no Brasil foi registrado em 1865 na cidade de Recife.

Existem quatro tipos de sorotipos do vírus causador da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos eles podem causar as diferentes formas da doença. Atualmente, o mosquito vetor da doença, encontra-se disseminado por praticamente todo o território brasileiro, bem como três dos quatro sorotipos existentes do vírus - DEN-1, DEN-2 e DEN-3.

Após alguns anos sem registro de casos de contaminação pelo sorotipo 4, este voltou a circular em alguns Estados do Brasil. As crianças e os adolescentes não desenvolveram imunidade contra ele, por isso e também para evitar a dispersão desse sorotipo, o Ministério da Saúde determinou que todos os casos suspeitos do DEN-4 sejam considerados de notificação compulsória às autoridades sanitárias no prazo de 24 horas.

Para que a doença seja transmitida é necessário que o Aedes aegypti se alimente do sangue de uma pessoa infectada e, após um período de incubação de 8 a 10 dias, pique um outro indivíduo que ainda não teve a doença.

Professora Tatiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário