terça-feira, 7 de junho de 2011

PROGRAMA PETECA EM AÇÃO!

TRABALHO INFANTIL

Apesar de ser proibido por lei, muitas crianças e adolescentes com menos de 14 anos trabalham. Muitas vezes, esse trabalho ocorre em atividades penosas e insalubres, porque prejudicam sua saúde e seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Seja no campo, nas oficinas mecânicas, nos lixões, pedindo dinheiro nos semáforos e esquinas, crianças trabalham até 12 horas por dia, ao invés de estarem estudando e brincando, direitos que lhe são garantidos por lei.

Esta situação é, em parte, decorrente da baixa renda de muitas famílias para as quais o trabalho infantil é uma questão de sobrevivência. Os empregadores por sua vez , aproveitam-se da mão-de-obra infantil pois é bem mais barata.

A população em geral é indiferente a situação, as organizações sindicais se omitem, os próprios pais preferem o trabalho à escolarização por ser mais rentável. O poder público não tem controle do problema e nem das leis que proíbem o trabalho infantil.

Educar, cuidar e respeitar as crianças é uma responsabilidade que temos perante a sociedade.A verdade é que para uma criança crescer de forma saudável, ela tem que estudar bastante, brincar mais ainda e se preparar devagar para o mundo do trabalho.

Luana Faustino – 3º ANO A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário