quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

MEC FARÁ CONSULTAS PARA NOVAS REGRAS DO ENEM

De acordo com declaração dada pelo Ministro da Educação Cid Gomes, na última sexta-feira (30), as regras para o novo modelo de aplicação online do Enem serão colocadas em consulta pública em breve.
Conforme matéria publicada aqui em nosso blog, esse novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio terá como base um banco virtual com milhares de questões, o que permitirá o agendamento e aplicação das provas unicamente pela internet, em locais com terminais de computadores indicados pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o Ministro a quantidade ideal de questões gira em torno de 8 mil para cada uma das 4 grandes áreas do Enem. Ele explicou que o sistema ficaria aberto para que os estudantes possam consultar e estudar através dos itens do banco, sendo que as questões que fariam parte da prova seriam sorteadas dentro deste mesmo acervo.
  • Se a pessoa aprender, com base nesse banco de dados, de 8 mil questões, ótimo. Se ela for capaz de decorar [as respostas], sem entender 8 mil quesitos é um gênio e merece uma vaga nas melhores instituições de ensino.
Uma das principais vantagens desse modelo, segundo Cid Gomes, é que as provas seriam exclusivas para cada participante, excluindo a possibilidade de fraudes e vazamentos, como ocorrido com a redação do Enem 2014 no Piauí. Além disso, uma versão online do exame facilitara o controle e a logística, bem como reduziria custos com papel, impressão e transporte das provas.
O Enem virtual ainda está em fase de planejamento e tem com base o mesmo modelo aplicado nos exames de legislação do Detran (Departamento de Trânsito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário