quarta-feira, 6 de maio de 2015

Eletrostática: Afinal, o que é Carga Elétrica?

Uma dos assuntos mais recorrentes de Física no Enem ou em qualquer outro vestibular é a Eletrostática. E ter uma noção clara sobre cargas elétricas é fundamental para iniciar bem seus estudos nessa área tão interessante.
Vamos lá?
Primeiramente devemos lembrar que qualquer corpo é formado por moléculas. Cada molécula tem dois ou mais átomos. Já estes, por sua vez, são compostos de três partículas: Os prótons, os elétrons e os nêutrons.
Embora o modelo atômico atual, principalmente depois da Mecânica Quântica, seja bem mais complexo, podemos dizer, de maneira bastante simplista, que o átomo está dividido em duas partes: O núcleo (onde ficam os prótons e os nêutrons) e a eletrosfera (onde ficam os elétrons). Veja a representação abaixo:
modelo_atomo
Você sabe qual a principal diferença entre essas três partículas? Na verdade, temos várias, mas a principal certamente é a chamada carga elétrica. Mas afinal, o que são cargas elétricas?
Basicamente, carga elétrica é uma propriedade que, respeitando algumas condições experimentais, faz com que partículas sofram forças quando lançadas num campo magnético. E é justamente a diferença nos sentidos dessas forças que diferenciam as três partículas que formam o átomo: Os prótons sofrem uma força contrária à dos elétrons, enquanto que os neutros nem força sofrem quando lançados no mesmo campo magnético. Essa situação é representada na figura abaixo:
particulas_em_campos

Temos um campo magnético e três partículas lançadas perpendicularmente à ele. Nessa situação, a partícula 1 sofreu uma força para a esquerda. A partícula 2 para a direita. Já a partícula 3, não sofreu força alguma. Assim sendo, essa suposta experiência poderia nos garantir que as partícula 1 e 2 têm cargas opostas (uma é positiva e a outra é negativa), enquanto que a partícula 3 não tem carga (em outras palavras, é neutra!).
Essa diferença das forças experimentadas por cada partícula quando lançadas num campo magnético é o que damos o nome de carga elétrica!
Claro que existem vários outros detalhes que caberiam nesse momento. Por exemplo, daria para descobrir, através da regra da mão esquerda, qual partícula é positiva e qual é negativa (no caso, a partícula 1 é a positiva enquanto que a partícula 2 é a negativa!). Outro foco interessante seria falar sobre a chamada carga elementar. Mas esses são assuntos para outros artigos.
Continue nos acompanhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário