sexta-feira, 15 de maio de 2015

Explorando o Ecossistema de Manguezais - Aula de Campo em Sabiaguaba

Com o objetivo de reforçar os conhecimentos acerca da importância dos ecossistemas de manguezais, bem como de sensibilizar os alunos da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos para a formação de uma consciência ambiental crítica, despertando-os através da percepção in loco, a professora Tatiana Vignólia, de Biologia, promoveu uma aula de campo no Mangue de Sabiaguaba, em Fortaleza, com as turmas do 3º A, B e C.
A atividade, realizada no dia 14 de Maio de 2015, contou também com a presença da professora Geísa Falcão (Geografia) e dos professores Manoel Soares (História) e Eduardo Reis (Sociologia). Na ocasião, alunos e professores visitaram o Ecomuseu Natural do Mangue e percorreram a Trilha Interpretativa na companhia agradável do responsável ambientalista Rusty Sá Barreto.
Antes da saída a campo, os visitantes fizeram exercícios de alongamento. Em seguida, assistiram uma breve palestra sobre os projetos Museu Vivo e Conhecendo o Manguezal e foram levados ao Ecomuseu. Explorando parte da área protegida do mangue situado na foz do Rio Cocó da APA de Sabiaguaba, os estudantes conheceram as características desse ecossistema, sua biodiversidade, adaptações, importância socioeconômica e principais impactos ambientais.
 
Durante a atividade monitorada e descontraída em 12 estações, os alunos plantaram sementes de mangue vermelho, tomaram banho de rio, exploraram dunas e atuaram como “guardiões da natureza”, recolhendo em sacos plásticos os resíduos sólidos encontrados durante o percurso. 
Esse contato direto com o berçário da vida marinha mudou o olhar dos nossos alunos, transformando cada um deles em multiplicador dos ideais de sustentabilidade e um defensor do mangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário