terça-feira, 12 de abril de 2011

ESCOLA É DESTAQUE - Diário do Nordeste - Terça-feira - 12 de abril de 2011


A Escola Estadual Custódio da Silva Lemos promove uma ponte entre ensino e prática com aulas de campo

Fortaleza No distrito de Guanacés, zona rural de Cascavel, a vida é simples e pacata. Muitas famílias vivem da agricultura e da pecuária, e recentemente a instalação de uma indústria de beneficiamento de couro tem atraído boa parte dos jovens para a atividade de operário.

Num local distante da cidade, onde não costuma haver muitas opções de lazer e o acesos à tecnologia não é tão fácil, a escola acaba se tornando um núcleo aglutinador para toda a comunidade. Este é o caso da Escola Estadual Custódio da Silva Lemos, que por meio de diversos projetos busca agregar práticas e saberes ao conteúdo pedagógico regular.

Criada em 1996, a escola ocupa uma área de quatro mil metros quadrados e atende mais de 600 alunos que moram nos distritos rurais da região. Possui a mesma estrutura de outras escolas estaduais, com salas de aula, quadra poliesportiva, laboratório interdisciplinar de ciências, laboratório de informática e centro de multimeios.

Mas o diferencial da Escola Custódio da Silva Lemos se configura nas iniciativas para promover a integração da escola com o meio em que os alunos vivem. "Uma das vantagens em se trabalhar na zona rural é ter a possibilidade de um contato mais próximo com os alunos e suas famílias. E exatamente por estar numa área com essas características, em que as pessoas vivem de atividades agrícolas, procuramos trabalhar junto aos alunos questões ligadas à educação ambiental e à agroecologia", relata o diretor da escola, Francisco Cézar da Costa.

Um dos projetos envolve a realização de aulas de campo na própria região. Os estudantes conhecem melhor o ecossistema em que estão inseridos, a diversidade das espécies de plantas e animais, como também refletem sobre as consequências da intervenção indiscriminada do homem no meio.

"Costumamos fazer com os estudantes visita ao local onde há o encontro do Rio Choró com o mar, que fica a cerca de 20km da sede da escola. Acredito que essas aulas de campo quebram um pouco a rotina da sala de aula. Os alunos passam a ter uma outra perspectiva dos conteúdos dos livros quando defrontam essas informações com a realidade do meio em que vivem", pontua o diretor.


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - 2011.

Desenvolver estudos sobre a avaliação institucional na educação básica leva os agentes escolares à reflexão sobre o aperfeiçoamento dos espaços educacionais. A avaliação pode fornecer dados importantes para a construção e efetivação do projeto-político-pedagógico da escola, servindo ambos para uma melhor definição da identidade, autonomia, missão e objetivos institucionais, a partir de princípios democráticos e participativos. Libâneo (2004, p. 235) afirma que a "avaliação diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa visando a emitir um juízo de valor". Nesse aspecto, a avaliação propõe a coleta de informações, tendo diversos e diferentes meios de verificação dos aspectos avaliados para, com base nos juízos de valor, tomar decisões.

Numa proposta de gestão democrática observa-se a construção de um processo de avaliação baseado na participação da comunidade escolar, tendo como objetivo a melhoria da instituição de ensino. A maneira como a gestão escolar é conduzida nas instituições pode determinar o rumo dos aspectos educacionais das escolas.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/8332/1/Avaliacao-Institucional-Avancos-Na-Melhoria-Da-Qualidade-Do-Ensino/pagina1.html#ixzz1JJFiawzN

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PROJETO VIVENDO VALORES.




Este projeto visa a concentração de esforços nas diferentes disciplinas, formando uma rede com outros educadores comprometidos com o auto desenvolvimento dos estudantes, visando o desenvolvimento de uma cultura de paz dentro do ambiente escolar com reflexos na comunidade local.

AMOR
“Amor é o princípio que cria e sustenta as relações humanas com dignidade e profundidade. O amor espiritual nos leva ao silêncio e este silêncio tem o poder de unir, orientar e liberar as pessoas. O amor é a pedra fundamental para a crença na igualdade de espírito e na individualidade. Quando o amor é aliado a fé, isso cria uma forte fundação para iniciativa e ação. O amor é um catalisador para mudanças, desenvolvimento e conquistas” VIVE – Um Manual – p.24

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PRÁTICAS LABORATORIAIS – LIC



Valorizando a Educação dos nossos jovens, enriquecendo as aulas e ampliando o conhecimento, o Laboratório Interdisciplinar de Ciências (LIC) – sob a coordenação dos Professores: Ricardo Diniz (Física), Humberto Felipe (Matemática) e Vanessa Balbino (Biologia), busca atender os alunos nos horários específicos do turno e no contraturno, com aulas práticas. Objetivando assim uma maior interdisciplinaridade aliando “ Teoria e Prática” proporcionando um maior envolvimento dos alunos, despertando a curiosidade e o olhar científico para os diversos fenômenos naturais.

PROJETO DE LEITURA “CUSTÓDIO LÊ!”



O Centro de Multimeios lança o projeto de leitura “CUSTÓDIO LÊ!” com a entrega de paradidáticos e cadernos de campo aos alunos do 9º ANO.
O projeto será desenvolvido em todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo as seguintes ações:
  • Leitura e exploração de paradidáticos em todas as turmas;
  • Acompanhamento de grupos de estudo;
  • Realização mensal do Dia “D” Literário - campanha permanente de incentivo à leitura;
  • Empréstimos de livros e de recortes do Jornal Diário do Nordeste para leitura domiciliar, para que o aluno se mantenha atualizado;
  • Atualização das notícias do painel informativo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

A MUSICALIDADE NAS EXPRESSÕES CULTURAIS.

A vivência musical dentro da escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, o diálogo entre as diversas expressões culturais, desenvolvendo a auto-estima, valorizando as aptidões apresentadas para musicalização e contribuindo fortemente para a melhoria da disciplina de nossos adolescentes.