domingo, 5 de julho de 2015

Êxito na Realização de Atividades Práticas

Colocar em prática as aulas teóricas é um desafio que todo professor deve priorizar, pois aborda aspectos significativos para a construção do saber, do conhecimento e do desenvolvimento do educando. A experimentação é uma prática fundamental, especialmente no ensino de Ciências. Seu objetivo está não apenas em melhorar a aprendizagem dos alunos, mas também em permitir que eles aprendam os conteúdos e saibam aplicá-los no seu cotidiano de acordo com suas realidades.

As temáticas ensinadas em sala de aula exigem aulas práticas e vivenciadas para que ocorra a formação de uma atitude científica que esteja intimamente vinculada ao modo como se constrói o conhecimento. Nessa perspectiva, os professores da área de Ciências da Natureza têm realizado atividades práticas que estimulam o aluno a participar mais ativamente do processo de construção do conhecimento ao descobrir uma nova forma de aprender.
 Aulas de Biologia - Prof(a) Tatiana Vignólia
 Aulas de Biologia - Prof(a) Cleane Castro

Além de ajudá-los no desenvolvimento de conhecimentos científicos, as aulas práticas permitem que eles aprendam como abordar de modo objetivo a sua realidade e como encontrar soluções para problemas complexos. Ao realizar atividades práticas, os educadores auxiliam os alunos na construção de uma nova visão sobre um tema previamente trabalhado em sala, o que proporciona um espaço para que cada aluno seja agente de seu próprio aprendizado, descobrindo, dessa forma, que aprender é muito mais do que conhecer fatos, pois ao interagir com suas dúvidas chegam a conclusões.
Aulas de Física - Prof. Marcelo Anjos
Aulas de Física - Prof. Ronalt Gomes
Aulas de Química - Prof(a). Marta Custódio
Aulas de Química - Prof. Márcio Fabrício
Aulas de Química - Prof. Elison Alexandre

Todos os professores da área que adotaram a prática laboratorial em suas aulas estão de parabéns.

Tatiana Vignólia
PCA das Ciências da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário