sábado, 18 de junho de 2011

AULAS PRÁTICAS TORNAM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO


Colocar em prática as aulas teóricas é um desafio de todo professor e deve ser priorizado por abordar aspectos significativos para a construção do saber, do conhecimento e do desenvolvimento do educando.
A experimentação é uma prática fundamental especialmente no ensino de Ciências. Seu objetivo está não apenas em melhorar a aprendizagem dos alunos, mas também permitir que eles aprendam os conteúdos e saibam aplicá-los no seu dia a dia conforme suas realidades. As temáticas ensinadas em sala de aula exigem aulas práticas e vivenciadas para que ocorra a formação de uma atitude científica que esteja intimamente vinculada ao modo como se constrói o conhecimento.

Nessa perspectiva, os professores da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos têm realizado atividades práticas que estimulam o aluno a participar mais ativamente do processo de construção do conhecimento ao descobrir uma nova forma de aprender. Além de ajudá-los no desenvolvimento de conhecimentos científicos, as aulas práticas permitem que os alunos aprendam como abordar de modo objetivo a sua realidade e como encontrar soluções para problemas complexos.

Ao realizar atividades práticas, os educadores auxiliam os alunos na construção de uma nova visão sobre um tema previamente trabalhado em sala, o que proporciona um espaço para que cada aluno seja agente de seu próprio aprendizado, descobrindo, dessa forma, que aprender é muito mais do que conhecer fatos, pois ao interagir com suas dúvidas chegam a conclusões.
Tatiana Vignólia
PCA de Ciências da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário