sexta-feira, 17 de junho de 2011

PROJETO DE MONITORIA, UMA PRÁTICA COOPERATIVA


A E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos conta com mais um projeto de incentivo a participação ativa de seus alunos em busca de conhecimentos através de estudos orientados nas monitorias das disciplinas da Área de Ciências da Natureza.

A equipe de professores de Biologia, Matemática, Física e Química idealizou o projeto no início do ano letivo, tendo concluído sua
redação no mês de Março. A seleção dos monitores foi realizada durante todo o mês de Abril após observações do desempenho dos alunos nas turmas.

A incorporação de estudantes como monitores na escola está associada à preocupação de oportunizar aos sujeitos em formação uma experiência integrada que busca promover uma aprendizagem contextualizada e implicada na dinâmica do grupo e da escola.

O intuito é elevar esse espaço de aprendizado para lugares de interação a serem vivenciados intensamente pelos estudantes, bem como tornar a escola um lugar de referência para que a formação de seus alunos tenha um caráter continuado, mesmo após a sua saída formal da instituição e vinculação a outras instituições, seja como profissionais, estudantes e cidadãos.

A implantação do projeto ocorreu em meados do mês de Maio com o primeiro encontro de monitores de Biologia realizado pela professora Tatiana.

Com o projeto pretende-se estimular práticas cooperativas dentro do ambiente escolar, garantindo a socialização de saberes entre os alunos e não ape
nas a educação receptiva centrada no professor, inserindo-se, portanto, na perspectiva de pensar a educação como uma prática social de cooperação e não de competição.

Tatiana Vignólia
PCA de Ciências da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário