quinta-feira, 11 de março de 2010

PROJETO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

JUSTIFICATIVA
Levando-se em conta que a E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, está situada em um distrito desprovido de cursos de informática e também o fato de uma grande parte de nossos alunos não terem acesso a um curso desse tipo, por morarem em localidades distantes da sede , é que foi idealizado o Projeto “Introdução à Educação Digital”.
Como sabemos o cenário sócio-cultural afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologia de informação e comunicação – TIC's. Os computadores são utilizados atualmente, como ferramentas essenciais ao processo educativo. Por isso, conforme valente (1999), “O termo informática na Educação […] refere-se à inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação.”
Dessa forma o Projeto “Introdução à Educação Digital” visa formalizar, motivar, e preparar os alunos da E.E.F.M.Custódio da Silva Lemos a utilizar computadores e seus aplicativos, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar de forma individual ou em grupo.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para inclusão digital de alunos, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional LINUX EDUCACIONAL E SOFTWARES LIVRES) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, e compreendendo a construção do conhecimento na sociedade da informação.
METODOLOGIA
Pretendemos trabalhar com grupos de 15 alunos, que não possuem cursos de computação e também não tem habilidade de digitação.
O Projeto “Introdução à Educação Digital” possui uma duração de 4 (quatro meses ). Os encontros presenciais semanais terão duração de 2h e serão realizados no contra-turno, preservando assim, o tempo de aprendizagem dos alunos. O projeto está organizado em nove unidades de estudo e prática de acordo com o manual do Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado. São elas:

• Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital.
• Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
• Unidade 3: Comunicação medida pelo computador: correio eletrônico.
• Unidade 4: Debater na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta.
• Unidade 5: Elaboração e edição de textos.
• Unidede 6: Apresentação para nossas aulas.
• Unidede 7: Criação de blogs.
• Unidede 8: Cooperação e interação em rede.
• Unidede 9: Solução de problemas com planilhas eletrônicas.

Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 2h semanais presenciais. As aulas do Projeto serão ministras pela professora responsável pelo Laboratório de Informática (LEI), Maria do Socorro Lima.
A duração do Projeto é de 4 meses, o que corresponde a 16 semanas, podendo ser prorrogado de acordo com a procura dos alunos para nova turma. Neste caso as novas turmas ficarão para o segundo semestre letivo de 2010. Cada participante ficará individualmente no computador para facilitar as aulas práticas e melhor envolvê-lo no Projeto.

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