quarta-feira, 14 de maio de 2014

Seleção de Tutores - Programa Jovem de Futuro



 

Palestra Motivacional

Incluir texto!

Visita ao Seara da Ciência

Na última quarta-feira, dia 23 de Abril, alunos do 1º e 2º Ano visitaram o salão de exposições do Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O grupo de trinta alunos, acompanhado da PCA da área das Ciências da Natureza, Tatiana Vignólia, e dos professores Ronalt Gomes e Gláucia Franco, interagiu com o mundo do saber, despertando para a criatividade.
O ambiente procura estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.

domingo, 11 de maio de 2014

Assembleia Geral

No dia 15 de abril de 2014 estiveram reunidos em sessão extraordinária o corpo docente e diretivo da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos com objetivo de eleger o Professor Orientador do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e os Professores Coordenadores de Área.

O diretor José Isarlano Giffoni Costa presidiu a sessão expondo as orientações gerais presentes do texto da portaria que determina o perfil do professor do professor coordenador de área e traz as condicionantes para a lotação do PCA na escola, bem como suas atribuições e como ocorreria o processo de escolha do mesmo.

Os coordenadores Ricardo e Veridiana ressaltaram pontos importantes do processo de escolha dos PCAs e o fato da escola ter como um de seus docentes um dos dois Formadores Regionais do Pacto escolhidos em processo de seleção: o professor Elison Alexandre da Silva, que falou sobre o referido programa, esclarecendo e dirimindo dúvidas a respeito do mesmo.

Na sequência deu-se a escolha do Professor Formador do Pacto na escola. O docente Eduardo Silva Reis colocou seu nome a disposição dos colegas, tendo obtido o apoio coeso dos vinte e dois professores presentes. Conforme a portaria, o Professor Formador foi eleito PCA de sua área. Sendo assim, Eduardo é também o PCA das Ciências Humanas.

Em seguida, foram escolhidos os PCAs das outras duas áreas de conhecimento. Candidataram-se para as funções, as professoras Tatiana Vignólia Coelho, da área das Ciências da Natureza, e Anísia Maria Ribeiro, da área das Linguagens e Códigos, ambas eleitas por unanimidade pelos vinte e dois docentes presentes na assembleia.

O Núcleo Gestor, demais professores e funcionários parabenizam os eleitos e desejam sucesso na realização de suas funções!

Minioficina de Primeiros Socorros

Sabendo que nossos lares e o ambiente escolar não estão isentos das ocorrências de acidentes, a escola E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos promoveu no dia 9 de abril de 2014 a 1ª Oficina de Primeiros Socorros, realizada pelo instrutor do GREC/CTRA com duração de 4 h/a.
A minioficina prática e teórica contemplou os alunos dos turnos tarde e noite com 100% de frequência nos meses de fevereiro e março deste ano, sendo uma das ações do “Projeto Nenhum a Menos” na escola que visa estimular a frequência dos alunos e minimizar os índices de evasão escolar.

Na oficina foram discutidos os seguintes temas: queimaduras, mordedura de animais, asfixia, hemorragia e choque elétrico no intuito de preparar a comunidade escolar para a prestação de cuidados iniciais a uma pessoa ferida ou que adoece repentinamente, para manter suas funções vitais na melhor condição possível, até a chegada do atendimento especializado.



25 de Março - Data Magna

O Estado do Ceará comemorou neste ano, pela terceira vez, o dia 25 de março como Data Magna.
A celebração deve-se ao fato de em 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, a escravidão ter sido abolida em toda a província do Ceará. Nosso Estado foi palco de relevantes movimentos abolicionistas, que denunciavam, pela imprensa, os abusos cometidos pelos senhores de escravos e combatiam o comércio negreiro entre estados.
A EEFM Custódio da Silva Lemos não hesitou em apresentar suas homenagens nos três turnos. Pela manhã a professora Morganha Carla Magalhães, comentou a importância da data, focando a história das lutas dos negros no Brasil e fez ainda um paralelo com a atualidade. Falou ainda da importância das conquistas obtidas pelos movimentos negros, do quilombo dos Palmares e da ascensão do negro em todo o mundo e que jovens do Brasil e do mundo estão perdendo a liberdade para as drogas, para a criminalidade e também para a prostituição. A professora fechou seu discurso, mostrando que há apenas dois caminhos para se alcançar a liberdade: o conhecimento e a vivência da Palavra de Deus.










No período da tarde, o professor da UECE (Universidade Estadual do Ceará) Carlos Holanda fez o resgate histórico e enfatizou a importância da data como uma oportunidade para lembrar todos aqueles que lutaram pela liberdade e a democracia. Ressaltou que o Ceará é muito mais do que a Terra da luz, sendo denominado de ‘Berço da Liberdade’ pelo abolicionista José do Patrocínio. Carlos explicou que no dia 1º de janeiro de 1883 a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos quase um ano antes da província do Ceará. Assim, o município é conhecido como Rosal da Liberdade. Comentou ainda, que essa atitude dos antepassados cearenses, há mais de 100 anos, tem repercussão hoje, pois, devido ao fato histórico, Redenção é sede da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 
À noite, a professora Morganha Carla repetiu o discurso feito pela manhã, seguido dos comentários feitos pela coordenadora Veridiana Farias que na ocasião falou da campanha da fraternidade: TRÁFICO HUMANO – É para a liberdade que Cristo nos Libertou. Veridiana fez um breve comentário dando como exemplo o episódio ocorrido com alunos da escola onde um falso “olheiro” tentou ludibriar nossos alunos e suas famílias, prometendo sucesso e ingresso direto nos grandes clubes nacionais de futebol.
A Escola encerrou suas homenagens com uma apresentação teatral realizada pelos alunos das turmas do 3º Ano C, com participação da turma do 1º Ano C, onde representavam criticamente um diálogo entre os senhores donos dos escravos, a princesa Isabel e, ao fundo, representantes de escravos.


Formador Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Foi de uma satisfação imensa para todos que fazem a E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos a seleção do professor Elison Alexandre da Silva para o cargo de Formador Regional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio junto a 9ª Crede em Horizonte.
São objetivos do Pacto:
a) contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
b) promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio;
c) rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM);
d) consolidar a escola como espaço privilegiado dos processos de formação  continuada dos professores.
O professor Elison Alexandre já vinha prestando serviço de grande relevância nesta unidade educacional, demonstrando compromisso e grande senso de responsabilidade.

Cientes de que fará o mesmo nesta nova função, desejamos ao dedicado professor sucesso!

Reuniões diagnósticas 2014

No período de 26 à 28 de Março deste ano aconteceram as 14 Reuniões Diagnósticas do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, da EEFM Custódio da Silva Lemos.

As reuniões contaram com a participação dos pais, representantes de sala (líder, vice líder ), professores e núcleo gestor.

Os encontros foram presididos pelos professores diretores de turma que iniciaram com mensagens de motivação e momentos de reflexão por parte dos presentes. A apresentação feita em slides continha horário da turma, o horário do diretor de turma, o registro fotográfico, o relatório da ficha de caracterização da turma e mapa da turma.

Durante esses encontros a escola procura promover o desenvolvimento de um trabalho cooperativo, que oportuniza aos professores conhecer os problemas que fazem parte do cotidiano de cada turma e implicam diretamente no seu desempenho escolar.


 Esperamos que nossa atividade docente conte sempre com essa parceria família X escola.

Liderança na sala de aula

“O ambiente é reflexo das pessoas que nele habitam”.
(Autor Desconhecido)

Liderar é uma dádiva, pois exige do líder habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, disciplina e  capacidade de se relacionar com  algumas pessoas de características diferentes das suas.

Pensando nisso a EEFM Custódio da Silva Lemos realizou durante a 3ª semana de Fevereiro textos voltados para o poder da liderança de sala e chegamos a conclusão que uma grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo.

Nas 4ª e 5ª semanas do mês de Fevereiro realizou-se nas turmas a escolha do líder e vice-líder de sala. As eleições aconteceram de duas formas: algumas utilizando urna eletrônica e em outras com votos na cédula.

COMO É FEITA A SELEÇÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA:

Os representantes devem ser eleitos de uma forma democrática, sendo eleitos pelos estudantes da classe, por meio de voto secreto, que os escolhem em função de suas habilidades. Para escolher um representante, é preciso levar em consideração os seguintes aspectos:
  • Responsabilidade: pessoa capaz de cumprir os compromissos, de inspirar confiança, de levar a sério o que deve fazer, pontual e organizado;
  • Iniciativa: saber tomar decisão, ser realizador, saber imprimir dinamismo ao grupo;
  • Espírito democrático: saber acolher, respeitar as ideias dos outros, estimular as ideias do grupo, sentir-se igual em direitos e deveres;
  • Espírito de equipe;
  • Participativo e envolvido com a escola;
  • Disponibilidade: ter tempo e disposição para o grupo e para com os compromissos de um representante;
  • Facilidade de comunicação e de relacionamento.



Nossos alunos deram uma aula de cidadania na  escolha de  seus representantes.