domingo, 11 de maio de 2014

Liderança na sala de aula

“O ambiente é reflexo das pessoas que nele habitam”.
(Autor Desconhecido)

Liderar é uma dádiva, pois exige do líder habilidade de comunicação, automotivação, habilidade de unir pessoas, disciplina e  capacidade de se relacionar com  algumas pessoas de características diferentes das suas.

Pensando nisso a EEFM Custódio da Silva Lemos realizou durante a 3ª semana de Fevereiro textos voltados para o poder da liderança de sala e chegamos a conclusão que uma grande qualidade de um líder eficaz é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo.

Nas 4ª e 5ª semanas do mês de Fevereiro realizou-se nas turmas a escolha do líder e vice-líder de sala. As eleições aconteceram de duas formas: algumas utilizando urna eletrônica e em outras com votos na cédula.

COMO É FEITA A SELEÇÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA:

Os representantes devem ser eleitos de uma forma democrática, sendo eleitos pelos estudantes da classe, por meio de voto secreto, que os escolhem em função de suas habilidades. Para escolher um representante, é preciso levar em consideração os seguintes aspectos:
  • Responsabilidade: pessoa capaz de cumprir os compromissos, de inspirar confiança, de levar a sério o que deve fazer, pontual e organizado;
  • Iniciativa: saber tomar decisão, ser realizador, saber imprimir dinamismo ao grupo;
  • Espírito democrático: saber acolher, respeitar as ideias dos outros, estimular as ideias do grupo, sentir-se igual em direitos e deveres;
  • Espírito de equipe;
  • Participativo e envolvido com a escola;
  • Disponibilidade: ter tempo e disposição para o grupo e para com os compromissos de um representante;
  • Facilidade de comunicação e de relacionamento.



Nossos alunos deram uma aula de cidadania na  escolha de  seus representantes.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário