Em relação a prova de produção
textual, é fundamental que o candidato tenha em mente, durante todo o
ano, cinco critérios que toda dissertação-argumentativa deve atender:
adequação à proposta; tipo textual; coerência; coesão e modalidade.
O critério adequação à proposta
diz respeito ao nível de leitura e de interpretação da proposta de
redação e o seu respectivo desenvolvimento. Deste modo, o candidato deve
buscar compreender completamente o que a proposta de redação está
pedindo e, portanto, atendê-la e não fugir do tema e sim mostrar
entendimento da sua complexidade. Além disso, deve haver um projeto de
texto organizado e planejado pelo qual o candidato revela seu repertório
cultural.
Já o critério tipo textual
refere-se ao cumprimento da estrutura e dos objetivos do tipo textual
requerido pela proposta de redação. O candidato deve estudar a
dissertação-argumentativa a fim de compreender a sua organização
estrutural e as suas características discursivas para escrever um texto
autoral e autônomo.
O critério da coerência,
por sua vez, é importante, pois aborda as relações lógicas internas e
externas à redação. As relações de sentido devem estar de acordo com as
coerências internas e externas ao texto, isto é, a
dissertação-argumentativa deve ser verossímil e não pode conter
contradições.
O quarto critério, o da coesão,
fundamenta-se em dois aspectos: na leitura do texto e nos elementos
coesivos (pontuação, pronomes, advérbios, verbos, conectivos,
preposições etc). Neste critério, o candidato deve demonstrar o maior
domínio possível destes recursos coesivos com um encadeamento
progressivo entre todas as partes do texto, desde as frases até os
parágrafos (paragrafação).
E, finalmente, o critério da modalidade
também fundamenta-se em dois aspectos: vocabulário e uso da linguagem
(concordância verbal e nominal, acentuação, ortografia, uso da crase
etc). O candidato deve demonstrar um vocabulário amplo e diversificado e
precisão vocabular, ou seja, deve saber empregar, corretamente, os
vocábulos. Em relação ao uso da linguagem, deve haver o maior domínio
possível deste aspecto; quanto menos desvios, maior será a nota da
redação, principalmente no Enem.
Estes
cinco critérios são de extrema importância para quem está estudando e
se preparando para vestibulares e para o Enem e para demais provas que
requerem, nas suas propostas de redação, dissertações-argumentativas. É
fundamental que, ao longo de todo este ano, o candidato os tenha em
mente ao ler e escrever suas propostas de redação.
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