quarta-feira, 19 de agosto de 2015

CORRUPÇÃO, UM ÓTIMO ASSUNTO PARA O ENEM

Ficar por dentro dos principais assuntos do Brasil e do mundo é obrigação de todos os candidatos que prestarão o Enem 2015. E, indiscutivelmente, a corrupção é um dos principais temas do momento. Por isso, separamos algumas matérias e artigos para que você se informe e crie sua própria opinião.
Entretanto, antes das recomendações, vale ressaltar que, como o assunto envolve questões políticas e partidárias, tentaremos recomendar leituras da maneira mais neutra possível, embora saibamos da dificuldade de passar tal “imparcialidade” para todos nossos leitores.
Vamos lá!

1. Entenda a Operação Lava-Jato

Nesta matéria do G1, você pode entender as diversas fases da operação realizada pela Polícia Federal que investiga esquemas de desvios bilionários e de pagamento de propinas na Petrobras, envolvendo grandes empreiteiras, diretores e gerentes da própria estatal, além de políticos e outros agentes púbicos.

2. Veja como a corrupção é percebida em outros países

A ONG Transparência internacional mantém um mapa interativo que mostra como anda a percepção das pessoas sobre a corrupção nas instituições em 177 países. O Brasil, como deve desconfiar, não está bem colocado! Vale a pena dar uma olhada aqui.

3. Como acabar com a corrupção

Nesta reportagem, a Revista Superinteressante traz 21 itens que ajudam a combater a corrupção. A leitura desta matéria certamente pode auxiliá-lo na construção de argumentos e intervenções mais sólidas numa possível redação sobre o tema.

4. As contradições do Protesto de Domingo

Nesta publicação de opinião, o editor-executivo da revista Carta Capital mostra diversas incoerências dos protestos do último domingo, dia 16 de agosto de 2015.

5. Nossa bandeira jamais será vermelha

Em contrapartida a indicação anterior, este texto, de um dos colunistas da revista Veja, traz os diversos pontos positivos das manifestações em prol da saída da presidente Dilma Rousseff.
Essas são nossas indicações de leituras sobre corrupção. Ressaltamos nossa tentativa de manter a neutralidade sem fugir de artigos de opiniões, que somam muito ao debate. Repare que as três primeiras referências podem ser consideradas imparciais, pois trazem apenas fatos. Já as duas últimas, artigos de opiniões, revelam os dois lados da discussão, pelo menos a nosso entender.
Desejamos ótimas leituras e que consiga extrair o máximo possível para construir sua própria opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário