quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Enem 2015: Estratégia Para Manter o Controle do Tempo

O Exame Nacional do Ensino Médio traz uma série e desafios para os candidatos. Entre tais dificuldades, uma que pode colocar tudo a perder é o controle do tempo.
Apesar de possuir muitas horas de aplicação, a prova do Enem 2015 também será extensa, o que fará com que intervalo médio para resolução de cada item seja pequeno. Para compreender melhor nossa estratégia para administrar o tempo, primeiro é necessário entender o modelo do exame. Veja:
  • 1º dia – 90 questões de Ciências da Natureza + 90 de Ciências Humanas, em 4h30 de duração;
  • 2º dia – 90 questões de Matemática + 90 de Linguagens e Códigos + a Redação, em 5h30 de prova.
Compreendida a divisão acima, e considerando-se que o tempo médio para escrever a redação é de uma hora, restam 4h30 para solução de 90 questões em cada um dos dias de prova. Fazendo-se então uma conta simples, temos:
4,5 horas = 270 minutos, que divididos por 90 itens levam a conta de 3 minutos por questão.
Esse seria o tempo médio para solução de cada exercício caso o candidato tivesse somente o trabalho de realizar as provas. Entretanto, não podemos esquecer que também é necessário preencher o gabarito e passar o rascunho do texto para a folha de redação.
Desta forma, nossa estratégia determina que o tempo médio para resolução de cada item seja resuduzido para 2 minutos e 30 segundos. Seguindo esta regra, a cada hora do exame o candidato deverá ter resolvido 24 questões, encerrando todas elas em 3 horas e 45 minutos (imagem). Descontando uma hora para redação no segundo dia, o candidato ainda terá 45 minutos de sobra para preencher o gabarito e ainda solucionar perguntas pendentes.


tempo_esquema 

Como já deve ter notado, o tempo médio de 2,5 minutos por questão é curtíssimo. Provavelmente não será cumprido religiosamente em todos os itens, o que torna o controle de 24 exercícios resolvidos por hora ainda mais importante.
Isso torna nossa proposta extremamente difícil de ser colocada em prática. E aí entra em cena a parte do candidato. Somente com muito treinamento o estudante poderá se adaptar de fato a esta técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário