quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Preparação para o Dia D da SuperAção

No último dia 5 de Agosto, os representantes do Trio Gestor do PJF, Ricardo Diniz e Tatiana Vignólia, e a coordenadora Veridiana Farias realizaram o segundo encontro com os Agentes Jovens de todas as turmas da E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos para socializar as atividades da SuperAção na Escola, cuja culminância ocorrerá no dia 29 do presente mês e abordará a temática Meio Ambiente

Durante o encontro foi apresentado o regulamento da SuperAção 2015 e discutiu-se cada uma das atividades da gincana solidária. Na ocasião, os Agentes Jovens sortearam os temas a serem abordados nos painéis temáticos, na paródia, na peça teatral, bem como as cores dos grupos e os espaços a serem limpos por cada um deles.

Grupo 1
Cor: Laranja
Tema: Desmatamento
Espaço na quadra para pintura dos painéis: 7
Espaços para limpeza: Sala 1, pátio aberto no centro da escola e portão de entrada.

Grupo 2
Cor: Verde
Tema: Contaminação do solo
Espaço na quadra para pintura dos painéis: 6
Espaços para limpeza: Sala 2, banheiro das professoras e banheiro dos alunos.

Grupo 3
Cor: Lilás
Tema: Emissão de gases poluentes
Espaço na quadra para pintura dos painéis: 1
Espaços para limpeza: Sala 3, pavilhão da convivência e pátio coberto próximo aos banheiros.

Grupo 4
Cor: Vermelho
Tema: Desperdício de água
Espaço na quadra para pintura dos painéis: 3 
Espaços para limpeza: Sala 4, banheiro de acessibilidade e pátio aberto entre Multimeios e LEI.

Grupo 5
Cor: Amarelo
Tema: Queimadas
Espaço na quadra para pintura dos painéis: 4
Espaços para limpeza: Sala 5, Cozinha e pátio coberto próximo a cantina.

Grupo 6
Cor: Azul
Tema: Preservação de espécies nativas
Espaço na quadra para pintura dos painéis: 2 
Espaços para limpeza: Sala 6, banheiro dos professores e quadra.

Grupo 7
Cor: Rosa
Tema: Poluição da água
Espaço na quadra para pintura dos painéis: 5
Espaços para limpeza: Sala 7, cantina e banheiro das alunas.

Nessa edição esperamos contar com o esforço e dedicação de todo o alunado para fazer uma SuperAção ainda mais envolvente do que a primeira.


REGULAMENTO SUPERAÇÃO 2015:

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 9ª CREDE - Horizonte

E.E.F.M. CUSTÓDIO DA SILVA LEMOS
INEP: 23060298
custodiolemos@escola.ce.gov.br
Fone: (85) 3367-3580

REGULAMENTO DA SUPERAÇÃO NA ESCOLA 2015

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Custódio da Silva Lemos, situada à Rua Isaac Benício, S/N, no distrito de Guanacés, em Cascavel-CE, torna pública as atividades a serem desenvolvidas durante a Gincana SuperAção 2015, do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, cujo tema para este ano será Meio Ambiente.

1. O QUE É A SUPERAÇÃO NA ESCOLA
A “SuperAção na Escola” é uma competição solidária promovida pelas escolas participantes do ProEMI/PJF. O objetivo da ação é estimular melhorias no ambiente escolar por meio da mobilização e integração de toda a comunidade escolar. Os temas da competição serão “melhoramento”, “meio ambiente” e “esportes e cultura”. Todas as ações desenvolvidas serão voltadas, respectivamente, para a estrutura ou infra-estrutura, sensibilização e conscientização da comunidade escolar sobre a correta utilização dos recursos naturais e preservação do espaço em que convivem e sensibilização e conscientização da comunidade escolar sobre os benefícios da prática do esporte e do acesso à cultura para aumentar a qualidade de vida das pessoas. As ações adotadas deverão ser concluídas no período da competição.

2. PROPOSTA METODOLÓGICA
Ao apoiar a autonomia da escola pública, que é estimulada a buscar soluções para entraves que afetam a qualidade do ensino ou mantêm relação com a evasão e o abandono, o ProEMI/PJF dá atenção especial a iniciativas promovidas no âmbito da própria comunidade escolar. A ideia é que alunos, pais, professores, gestores e colaboradores intervenham na realidade de sua instituição, assumindo a responsabilidade por melhorias consideradas necessárias e pelo bom clima coletivo.
A metodologia SuperAção na Escola está inserida nesse contexto e funciona como uma competição solidária, que mobiliza a escola e pessoas da comunidade para a realização de melhorias na infraestrutura, além de sensibilizar e conscientizar os principais envolvidos do projeto para temas de interesse coletivo. O instrumento também estimula o protagonismo juvenil, na medida em que conta com a iniciativa dos estudantes, que são diretamente envolvidos no movimento de transformação de sua instituição de ensino.
A SuperAção é promovida em edições anuais, durante o triênio de atividades do ProEMI/PJF. Os temas são alternados a cada período e obedecem à seguinte sequência: Melhoramento, Meio Ambiente e, no último ano do ciclo, Esportes e Cultura.
Nessas oportunidades, são realizadas ações como a organização de mutirões para arrecadação de doações, limpeza das salas de aula, reparos em equipamentos e mobiliário, pintura de instalações, plantio de árvores e coleta de lixo. As ações podem ser pontuadas e proporcionar uma competição solidária com prêmios simbólicos, conforme o ranking, aumentando o estímulo pelas tarefas bem-sucedidas.
A soma dessas iniciativas contribui para proporcionar um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos estudos e atraente para o jovem, aumentando seu interesse em permanecer na instituição, habilitando-se a concluir o ciclo médio, e participar da vida escolar, como propõe o ProEMI/PJF. O impacto positivo da ação se estende para professores e funcionários, melhorando o clima escolar.

3. RESULTADOS DA APLICAÇÃO
A utilização desta metodologia tem impacto nos Resultados Esperados, indicados no Plano de Ação, RE2 (alunos com alto índice de frequência), RE3 (professores com alto índice de frequência), RE5 (gestão escolar por resultados) e R6 (infraestrutura da escola melhorada).
Implementada de forma adequada sua adoção proporciona:
1. Melhorias na infraestrutura da escola, assegurando um ambiente mais propício aos estudos e a integração dos jovens, professores e funcionários na comunidade escolar.
2. Um espaço mais atraente para os estudantes, estimulando a frequência às aulas.
3. A disseminação da cultura do trabalho em equipe entre os principais envolvidos no projeto.
4. A conscientização coletiva para a questão do meio ambiente, além de estimular o interesse pela cultura e a prática de esportes.

4. GRUPOS (AGENTES JOVENS)
·         GRUPO 1
1ºA – Elisiane Freires Silva/Rhiane Cristine Gonçalves Tavares.
3ºD – Lidiana Borges da Silva/Rita de Cássia Freitas de Moraes.
·         GRUPO 2
1ºB – Clarisse Lima dos Santos/Francisco Wellington Estevam dos Santos
2ºC – Danilo Pinto da Silva/Francisco Jardyson Mendes da Silva
·         GRUPO 3
1ºC – Diêgo Batista da Costa/Sabrina Pereira da Silva
3ºC – Francisca Cryslânia Farias de Paula/Francisco Clenildo Oliveira da Costa
·         GRUPO 4
2ºA – Carlos Jacó Chagas Pereira/ Francilara Lemos Siqueira
1ºE – Daniel Costa de Lima/Agamenon Rubens dos Santos Torres
·         GRUPO 5
2ºB – Antônio Anderson Rocha Lima/ Thamires Siqueira Lima
1ºD – Francisco Diêgo Sousa dos Santos/Viviane Lopes Ferreira
·         GRUPO 6
3ºA – Lourenço Victor Maia dos Santos/Wellington Nonato da Silva
2ºD – Adryele Praxedes Moraes/Mário Marques dos Santos
·         GRUPO 7
3ºB – Francisco Wanderson Santos de Sousa/Luiz Gustavo de Assis
1ºF – Maria de Fátima Silva dos Santos/Maria Valdilene Pereira Lima

5. EQUIPE RESPONSÁVEL
Trio Gestor do PJF:
José Isarlano Giffoni Costa
Ricardo Diniz Souza e Silva
Tatiana Vignólia Coelho
Coordenador Geral: Ricardo Diniz Sousa e Silva
Coordenadora do Dia “D”: Maria Veridiana Pereira Farias
Líder responsável: Tatiana Vignólia Coelho
Mobilizadores dos Agentes Jovens:
Ana Paula Lima Marçal
Claudênia Lemos
Eduardo Silva Reis
Professores conselheiros:
Grupo 1 – Marta/Jorge/Cláudia
Grupo 2 – Geísa/Ronalt/Humberto
Grupo 3 – Marcílio/Cristiano/Aldemir
Grupo 4 – Jorge Vito/Felipe/Cézar
Grupo 5 – João Paulo/Cleane/Helena
Grupo 6 – Leonardo/Francisca/Márcio
Grupo 7 – Manoel/Cristiane/Jovam

6. AÇÕES A SEREM REALIZADAS
6.1. Ações de preservação/estruturais: atividades voltadas à utilização adequada dos recursos do meio ambiente. Exemplos: racionalizar o uso da água, coleta seletiva de lixo (separação e destinação correta do material), instalação de placas informativas (frases de mobilização sobre o meio ambiente/uso consciente), plantio de árvores, compostagem, jardinagem, horta, utilização de lâmpadas econômicas, etc.
6.1.1 Ações de limpeza e decoração do ambiente escolar: 25 pontos por ambiente.
  • Salas de aulas: 07.
  • Cantina: 01.
  • Cozinha: 01.
  • Entrada em frente à Secretaria/Corredor com jardim: 01.
  • Banheiros: 05 (02 alunos, 02 professores e 01 cantina).
  • Pátios cobertos: 02 (01 próximo à cantina e 01 próximo aos banheiros).
  • Pátios abertos: 03 (01 no Pavilhão da Convivência, 01 no Centro da Escola e 01 entre Multimeios e LEI).
  • Quadra poliesportiva coberta: 01.
6.2. Ações interativas/sensibilização da comunidade: atividades que envolvam a disseminação de conhecimentos específicos sobre meio ambiente. Exemplos: palestras, aulas, seminários, apresentações, campanhas, oficinas, etc.
6.2.1. Ações artísticas e culturais: Até 100 pontos por evento.
6.2.2. Ações educativas: Até 100 pontos por evento.
6.2.3. Ações sociais: Até 100 pontos por evento.
6.3. Doações: destinam-se a suprir necessidades específicas da escola.
6.3.1. Material de limpeza: 5 pontos por unidade.
6.3.2. Material reciclável: 4 pontos por unidade (plástico e vidro) ou por Kg (alumínio).
6.3.3. Alimentos perecíveis: 5 pontos por Kg.

7. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DA SUPERAÇÃO 2015
01/06 – Reunião com os agentes jovens para socialização das atividades a serem realizadas durante o Arraiá do Cumpade Custódio 2015.
24/06 – Reunião com os agentes jovens para socialização da metodologia SuperAção na escola.
29/06 – Reunião com os agentes jovens para divisão das equipes e escolha das cores.
06/08 ( QUI) – Reunião com os agentes jovens para socialização das tarefas e sorteio das temáticas, das cores e dos espaços para pintura e limpeza.
10/08 (SEG) – Harmonização do ambiente escolar
Primeiro dia da contagem dos pontos.
Horários: Manhã/Tarde/Noite.
Responsáveis: Ricardo/Veridiana/Tatiana/Claudênia/Eduardo.
10/08 (SEG) – Devolutiva sobre o andamento das atividades e reivindicações.
20/08 (QUI) – Devolutiva sobre o andamento das atividades e reivindicações.
24/08 (SEG) – Harmonização do ambiente escolar
Último dia da contagem dos pontos.
Horários: Manhã/Tarde/Noite.
Responsáveis: Ricardo/Veridiana/Tatiana/Claudênia/Eduardo.
25/08 (TERÇA-FEIRA) – Coleta e contabilização dos materiais de limpeza.
Horários: 08:00 às 11:00h.
Responsáveis: Veridiana Farias/Claudênia Lemos.
26/08 (QUARTA-FEIRA) – Plantio de mudas e implantação da horta escolar.
Horários: 07:30h às 11:00h; 13:30h às 17:00h.
OBS: As mudas deverão ser plantadas no contra-turno.
Responsáveis: Cleane Castro/Tatiana Vignólia.
27/08 ( QUINTA-FEIRA) – Finalização dos painéis temáticos.
Responsáveis: Ricardo Diniz/Eduardo Reis.
28/08 (SEXTA-FEIRA)
07:15h às 08:15h – Caminhada e Panfletagem 
08:20h às 08:35h  – Lanche
Entrega de itens para o lanche ambiental de sábado.
Horários: 09:00h às 11:00h; 14:00h às 16:00h.
Responsáveis: Veridiana/Cristiano.
08:35h às 11:15h – Coleta e pesagem dos alimentos e itens recicláveis
Responsáveis: Humberto/Ronalt/Cézar.
09:00h às 11:15h – Limpeza e ornamentação do ambiente escolar
- Espanação do telhado;
- Varrição e lavagem de salas e banheiros;
- Limpeza de grades e portas;
- Jardinagem (poda, adubação, plantio) e pintura.
- Pequenos reparos;
- Decoração das salas e outros espaços.
Responsáveis: Ricardo/Isarlano.
13:15h às 15:00h – Limpeza e ornamentação do ambiente escolar
Ensaios (Paródia, Desfile, Peça Teatral)
15:00h às 15:15h  – Lanche
15:15h às 17:00h – Limpeza e ornamentação do ambiente escolar
Ensaios (Paródia, Desfile, Peça Teatral)
29/08 (SÁBADO) – Dia “D” da SuperAção na Escola.
Apresentadores do evento: Ricardo e Veridiana.
Coordenadores da gincana: Ana Paula e Leonardo.

8. MOBILIZAÇÃO PARA O DIA “D” – CULMINÂNCIA DA SUPERAÇÃO NA ESCOLA
07:00h às 07:30h – Avaliação dos Painéis e Limpeza dos Espaços.
07:30h às 08:50h – Grito de Guerra, Torcida e Apresentação do Mascote Reciclável.
08:50h às 09:30h – Paródia Ambiental.
09:30h às 09:45h – Lanche ambiental.
09:45h às 10:45h – Apresentação das Peças Teatrais.
10:45h às 11:45h – Desfile do Rei e da Rainha da Sucata.
11:45h às 12:30h – Gincana Cultural (Torta na Cara).
12:30h às 13:00h – Almoço (Feijoada)
13:00h – Divulgação do Resultado.

9. PREMIAÇÃO
1º Lugar: Um dia de lazer em casa de praia no Morro Branco.
2º Lugar: Uma rodada de pizza.
3º Lugar: Uma sorvetada.

10. PARTICIPANTES
Total de alunos: 389.
Total de professores: 30.
Total de funcionários: 10.

Guanacés, 02 de Julho de 2015.

ANEXO 1
REGULAMENTO DA SUPERAÇÃO 2015

1ª ATIVIDADE: VENDA DE BINGOS PARA O ARRAIÁ DO CUMPADE CUSTÓDIO 2015
1 ponto por cada cartela vendida.
Todo o recurso arrecadado será revertido em prol de melhorias na escola.

2ª ATIVIDADE: RAINHA JUNINA
Escolha da mais bela rainha.
Critérios: Desenvoltura, caracterização e apresentação.
Pontuação:
1º Lugar: 200 pontos.
2º Lugar: 150 pontos.
3º Lugar: 100 pontos.
As demais turmas que cumprirem a tarefa obterão cada uma delas 50 pontos.

3ª ATIVIDADE: HARMONIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR
- A partir do dia 10 de agosto até o dia 24 de agosto, diariamente, serão computados 5 pontos para as turmas cujas salas ficarem limpas durante todas as aulas.
- Serão computados 5 pontos, diariamente, para as turmas em que todos os alunos estiverem presentes.
- Serão computados 5 pontos, diariamente, para as turmas em todos os alunos presentes estejam devidamente fardados (blusa da farda, calça jeans e tênis, sapatilha ou sapato).
- A pontuação de cada grupo será computada diariamente pelo somatório dos resultados das duas turmas.
PENALIDADES:
·         A turma que for flagrada pelos professores descumprindo o Mapeamento de sala perderá 20 pontos.
·         A turma em que pelo menos um(a) aluno(a) for encaminhado(a) à Coordenação por problemas disciplinares perderá 30 pontos na contagem do dia da ocorrência.
Critérios: limpeza, organização e disciplina.

4ª ATIVIDADE: ARRECADAÇÃO DE MATERIAIS DE LIMPEZA
- 3 detergentes (500 mL);
- 3 desinfetantes (500 mL);
- 3 sabões em pó (200g);
- 3 águas sanitárias (1 L);
- 3 esponjas;
- 3 panos de chão;
- 1 vassoura; 1 rodo.
Pontuação: 5 pontos por unidade.
Data: 25/08/2015 (Terça-feira)
Horários: 08:00 às 11:00h.
Responsáveis: Veridiana Farias/Claudênia Lemos.

5ª ATIVIDADE: IMPLANTAÇÃO DA HORTA ESCOLAR
Recolhimento de mudas: 2 pontos por mudas.
·         5 mudas de tomate;
·         5 mudas de pimentão;
·         5 mudas de pimenta de cheiro;
·         5 mudas de cheiro verde;
·         5 mudas de cebolinha.
Pontuação: 50 pontos por tarefa cumprida.
Data: 26/08/2015 (Quarta-feira)
Horários: 07:30h às 11:00h; 13:30h às 17:00h.
Responsáveis: Cleane Castro/Tatiana Vignólia.

6ª ATIVIDADE: PAINÉIS TEMÁTICOS
Pintura de painéis temáticos na quadra poliesportiva. Os temas serão sorteados durante reunião com Agentes Jovens.
Critérios: Criatividade, coerência com a temática, beleza, ortografia/slogan sem erros.
Pontuação: 100 a 200 pontos.
Temas: Poluição da água (rios, lagos ou oceanos), Desperdício de água, Emissão de gases poluentes, Queimadas, Desmatamentos, Preservação de espécies nativas, Contaminação dos solos (resíduos domésticos, industriais ou agrotóxicos).
OBSERVAÇÃO: A equipe que deixar o painel incompleto na data proposta ganhará apenas 50 pontos de participação.
Data: 27/08/2015 (Quinta-feira)                   
Responsáveis: Ricardo Diniz/Eduardo Reis.

7ª ATIVIDADE: CAMINHADA ECOLÓGICA E PANFLETAGEM
Criação de folder com foco numa problemática ambiental existente em seu município para serem distribuídos durante a caminhada nas ruas principais de Guanacés.
Critérios: Criatividade, coerência com o tema, adesão de no mínimo 50% dos integrantes do grupo para pontuar.
Pontuação: 100 pontos.
Quantidade de panfletos: No mínimo 100.
Data: 28/08/2015

8ª ATIVIDADE: LANCHE AMBIENTAL
Cada equipe deverá entregar à Comissão Organizadora a relação de itens abaixo para o lanche ambiental de sábado na cozinha da escola:
·         4 kg de banana prata;
·         1 abacaxi grande ou 2 abacaxis pequenos;
·         4 kg de mamão;
·         2 kg maçã.
Pontuação: 50 pontos.
Entrega: 28/08/2015.
Horários: 09:00h às 11:00h; 14:00h às 16:00h.
Pesagem: Pedro Cristiano.

9ª ATIVIDADE: ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E ITENS RECICLÁVEIS (ALUMÍNIOS, VIDROS E PLÁSTICOS)
·         Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, açúcar, farinha, leite em pó, enlatados.
Pontuação: 5 pontos por Kg.
Entrega: 28/08/2015 (Sexta-feira).
Todo alimento arrecadado será doado a comunidades carentes de Guanacés.

·         Vidros: Recipientes com tampas enroscadas (vidros de maionese, nescafé e doce).
Pontuação: 4 pontos por unidade.
Entrega: 28/08/2015.

·         Plásticos: PETs.
·         Alumínios: Latinhas de refrigerantes.
Pontuação: 4 pontos por kg.
Entrega: 28/08/2015.
Toda renda arrecada com a venda dos materiais recicláveis será revertida para a compra de material dos agentes jovens.

10ª ATIVIDADE: LIMPEZA E ORNAMENTAÇÃO DOS AMBIENTES
Limpeza e reparo das salas de aulas (mesas, cadeiras, telhado, piso, paredes, lâmpadas, lixeira, portas e grades). Criação de cartazes, murais ou painéis com dicas de sustentabilidade, tais como economizar água e cuidados que devem ser tomados com os resíduos gerados dentro do ambiente escolar.
Pontuação: 25 pontos por ambiente.
Realização: 28/08/2015.
Horários: 09:00h às 11:15h; 13:15h às 17:15h.
A nota será dada pela comissão julgadora no dia 29/08/2015.

11ª ATIVIDADE: GRITO DE GUERRA, TORCIDA E MASCOTE RECICLÁVEL
·         O grito de guerra deverá ser empolgante e divertido, mas mantendo a ética e o respeito.
Critérios: Animação e sintonia do grupo.
Pontuação: 10 pontos.
Tempo máximo: 3 minutos.
A nota será dada pela comissão julgadora.
·         A torcida deverá está organizada e caracterizada.
Critérios: Animação e organização do grupo (coletes).
Pontuação: 10 pontos.
Tempo máximo: 3 minutos.
A nota será dada pela comissão julgadora.
·         Cada equipe deverá confeccionar um mascote (altura máxima 1m) utilizando materiais recicláveis (resíduos sólidos) e apresentá-lo durante a entonação do grito de guerra.
Critérios: Criatividade e impacto sobre a plateia.
Pontuação: 30 pontos.
Tempo máximo: 3 minutos.
A nota será dada pela comissão julgadora.

12ª ATIVIDADE: PARÓDIA AMBIENTAL
Cada equipe deverá preparar uma paródia que demonstre comprometimento, compreensão e preocupação com as questões ambientais, de modo a sensibilizar alunos, professores, pais e funcionários.
Critérios: Criatividade, harmonia e coerência com o tema.
Pontuação: 30 - 50 pontos.
Tempo máximo: 4 minutos.
A nota será dada pela comissão julgadora.

13ª ATIVIDADE: PEÇAS TEATRAIS
Apresentação de uma peça teatral sobre a problemática ambiental trabalhada nos painéis temáticos.
Critérios: Criatividade, caracterização e coerência com o tema, servindo de sensibilização ambiental da comunidade escolar.
Pontuação: 50 - 100 pontos.
Tempo máximo: 5 minutos.
A nota será dada pela comissão julgadora.

14ª ATIVIDADE: DESFILE DO REI E DA RAINHA DA SUCATA
Desfile de um casal de alunos caracterizados com roupas confeccionadas a partir de material reciclável, ditando sua própria moda. O desfile deverá ser apresentado por um componente da equipe que descreverá cada peça de roupa e acessório.
Tempo máximo: 4 minutos.
Critérios: Criatividade, fundo musical em sintonia com o tema, animação do(a) apresentador(a) do desfile.
Pontuação:
1º Lugar: 200 pontos.
2º Lugar: 150 pontos.
3º Lugar: 100 pontos.
As demais turmas que cumprirem a tarefa obterão cada uma delas 50 pontos.
A nota será dada pela comissão julgadora.

15ª ATIVIDADE: GINCANA ECOLÓGICA
Torta na cara: jogo de perguntas e respostas entre duplas, sendo um representante de cada grupo.
Critérios: Em cada rodada serão feitas três perguntas sobre conhecimentos de meio ambiente. Através de par ou ímpar será definido quem iniciará a rodada. Se acertar, ganha 10 pontos e terá direito de responder primeiro a próxima pergunta. Se errar, o concorrente terá direito de começar a responder a pergunta seguinte. O que tiver maior número de acerto ao final da última pergunta, passa para a rodada seguinte.
1ª RODADA: Grupo 1 X Grupo 2.
2ª RODADA: Vencedor da 1ª Rodada X Grupo 3.
3ª RODADA: Vencedor da 2ª Rodada X Grupo 4.
4ª RODADA: Vencedor da 3ª Rodada X Grupo 5.
5ª RODADA: Vencedor da 4ª Rodada X Grupo 6.
6ª RODADA: Vencedor da 5ª Rodada X Grupo 7.
Pontuação: 10 pontos por cada acerto.

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